Buscar
  • Edge College Counseling

UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS NOS EUA

O maior desafio que enfrentamos é a falta de conhecimento no Brasil sobre as faculdades comunitárias e algumas experiências negativas que alguns possam ter tido em faculdades comunitárias de qualidade inferior. As faculdades comunitárias bem conceituadas nos Estados Unidos provêem uma ótima oportunidade de transferência a preços incrivelmente acessíveis. Existem mais de 1.100 faculdades comunitárias nos Estados Unidos e elas possuem distintas reputações e qualidades. Essas faculdades são administradas pelos estados onde estão localizadas. Os melhores sistemas de faculdades comunitárias estão na Califórnia, Washington, Arizona, Texas e Flórida. As outras localizadas em outros estados são consideravelmente inferiores e com menos êxito nas transferências para outras universidades. Outro grande desafio é que as faculdades comunitárias não entram no sistema de classificação das universidades americanas. A única maneira de qualificar uma faculdade comunitária como boa é pela taxa de transferência no terceiro ano para boas universidades.

Um estudo recente da American Association of Community Colleges (Associação Americana de Faculdades Comunitárias) indica que 47% de todos os alunos americanos do ensino médio começam o estudo universitário através de uma faculdade comunitária.  É uma oportunidade única que quase metade dos alunos em idade para ingressar a universidade elege nos Estados Unidos.  Esse dado por si só já demonstra a qualidade e o fundamento da experiência.

Conversamos com o Sr. George Beers, ex reitor de programas de ingresso internacional de duas das mais bem conceituadas universidades comunitárias dos EUA, a Foothill College e a De Anza College para saber um pouco mais a respeito delas e de como se dá o processo para entrar nelas.

Sobre a Foothill e a De Anza College, ambas oferecem dois anos de graduação em dois renomados campis localizados no coração do Vale do Silício. A distância de um campus ao outro é de 5 minutos. De Anza tem um total de 22.000 alunos matriculados enquanto a Foothill tem 16.000 alunos. Junto temos 3.200 alunos estrangeiros de 110 países diferentes incluindo 50 alunos brasileiros. Ambas as faculdades estão classificadas como as melhores faculdades comunitárias dos Estados Unidos e somos sócios fundadores da prestigiosa Liga para a Inovação nas Faculdades Comunitárias.  As melhores faculdades comunitárias são membros conselheiros desta organização. Os alunos estudam conosco por dois anos e então fazem a transferência para completar a graduação em uma universidade.

A Foothill e a De Anza transferem mais alunos para o sistema da Universidade da Califórnia que qualquer outra faculdade comunitária, além especializar-se em transferências para universidades altamente seletivas fora da Califórnia também.


Em comparação a uma universidade particular brasileira, qual é o custo mensal de uma faculdade comunitária?

A quantia a ser paga para estudar em uma faculdade comunitária durante o ano letivo incluindo a mensalidade e o seguro de saúde varia entre U$ 7.500 a U$ 9.000 dependendo do número de matérias. Os estudantes podem parcelar essa quantia em nove meses do ano acadêmico, assim a quantia fica em torno de U$ 1.000 ou um pouco menos por mês.  O custo de vida além do dinheiro para eventuais gastos chega a uma quantia de U$13.000. O aluguel pode ser pago para o locador ou para a família que alugar o cômodo, uma parte da quantia serve para livros outra para o abastecimento em geral e dinheiro para eventuais gastos.  Em suma, o custo total mensal incluindo a mensalidade da faculdade e o custo de vida fica em torno de U$2.500.


2) Para qual universidade de 4 anos de duração seus alunos estão sendo transferidos? O que é um acordo de articulação? (em outras palavras quantos alunos conseguem entrar em Stanford?)

Neste último outono tivemos uma média de 1.000 alunos estrangeiros que obtiveram êxito em suas transferências.  Destes 119 foram aceitos em Berkeley, 175 para a UCLA, 74 para a USC e outros para a Universidade da Califórnia, incluindo 393 para UC Davis, entre centenas de outros lugares dentro da Califórnia, 2 para Stanford, 2 para Yale, 3 para Cornell e um aluno para Penn, outro para Carnegie Mellon, um em Columbia, e um em cada uma dessas universidades: Georgetown, Emory, Vanderbilt, Mt. Holyoke, Brown, Johns Hopkins e Northwestern!  Temos prioridade para o terceiro ano da graduação na UCLA através do Honor's Institute na Foothill e um acordo de transferência garantida para 18 universidades onde os alunos têm uma vaga garantida caso alcancem uma média boa na Foothill ou De Anza.  Os oito campi da Universidade da Califórnia além da Berkeley e UCLA estão nesta lista junto com a Cornell School of Engineering e a Johns Hopkins School of Business que está prestes a entrar neste acordo. Desta forma a Foothill ou De Anza acaba sendo a melhor maneira de completar os dois primeiros anos de um curso de graduação a um custo reduzido, possibilitando a aquisição de um diploma de graduação em uma das mais competitivas universidades americanas!

A transferência é facilitada através de um acordo de articulação que garante que o conteúdo e os parâmetros do curso estejam de acordo com o curso de outras universidades, assim o aluno tem absoluta certeza que todas as matérias serão creditadas. Temos um acordo de articulação assinado com centenas de universidades incluindo todos os campi universitários da Universidade da Califórnia.  


3) Quais cursos eu faria em uma faculdade de 2 anos de duração? Como vou saber se serei transferido para meu curso de quatro anos de duração?

As matérias cursadas em uma faculdade comunitária são idênticas as que ele teria nos dois primeiros anos de qualquer outra universidade. Durante o primeiro ano de qualquer universidade americana, cada aluno deve completar um ano conhecido como sendo um curso básico, um ano genérico em que os alunos de todas as áreas obtêm a mesma base. Os alunos têm diversas matérias para escolher de cinco áreas principais: Inglês, matemática, ciências sociais, ciências físicas, artes e humanidades. A idéia é que este ano prepare os alunos de graduação para serem pensadores críticos com uma maior desenvoltura na comunicação.  Já no segundo ano começam os cursos da habilitação desejada e os cursos de especialização da área, sendo cursos preparatórios para o seu bacharelado.  Em engenharia, por exemplo, alunos não começam as matérias específicas até o segundo ano da faculdade, quando começam a ver engenharia elétrica, mecânica ou da computação, mas antes se aprofundam em matemática, física e engenharia em geral.  Quando são transferidos no terceiro ano para uma universidade aprofundam em suas habilitações e especializações. Dessa forma tem a equivalência de ter estudado todos os quarto anos em uma mesma universidade. Nos primeiros dois anos, chamados de ‘divisão inferior’, o conteúdo do curso é geral; na segunda parte da graduação, chamada de ‘divisão superior’ todas as matérias são mais específicas para a habilitação do bacharel junto a suas especializações. Uma particularidade do sistema universitário americano é que há uma grande flexibilidade onde o aluno pode optar por outra habilitação durante sua carreira acadêmica dessa forma pode traçar um bacharelado interdisciplinar na maioria das universidades.


4) O que eu perderei entrando no segundo ano de uma universidade de 4 anos?

A maior diferença na vida estudantil de uma universidade e uma faculdade comunitária é que grande parte das faculdades urbanas ou suburbanas não oferecem os dormitórios, por isso os alunos procuram uma hospedagem em casa de família onde conseguem além da hospedagem as três refeições, ou mesmo dividem apartamentos com outros alunos em algum edifício próximos ao campus.  Minha recomendação é que pelo menos nos três primeiros meses o aluno fique em uma hospedagem em casa de família, pois o arranjo pode ser organizado com antecedência e ajuda a amenizar a transição em uma nova cultura.  Neste período o aluno terá tempo para fazer novas amizades e eventualmente optar por dividir apartamento com os novos amigos.  Alunos de uma faculdade comunitária perdem essa experiência de dormitório nos primeiros dois anos da graduação, mas podem vivenciá-las após a transferência para uma universidade. Além disso, a Foothill e De Anza tem 60 clubes diferentes de esportes competitivos tanto para homens como para mulheres assim como em uma universidade.  Esportes em geral são populares entre os alunos brasileiros e nós temos futebol Americano, baseball, basquete, um futebol de excelente qualidade, natação, tênis, atletismo, pólo aquático e vôlei.

As turmas nas faculdades comunitárias são bem menores com um numero máximo de 36 alunos por turma e uma média de 24 alunos. É bem comum nos primeiros dois anos de um bacharel em uma universidade americana dispor de turmas com centenas e até milhares de alunos onde o aluno não chega a conhecer o professor. Fizemos dois estudos diferentes monitorando os alunos que começaram seus estudos de graduação na Foothill e De Anza e foram transferidos para Berkeley. Ambos os estudos comprovaram que os alunos que começaram tanto na Foothill como na De Anza foram melhores no terceiro e quarto anos da Berkeley que os outros alunos que fizeram o estudo completo apenas na Berkeley.


5) O que será escrito no meu diploma se eu for transferido?

O diploma indicará o nome da universidade de Berkeley, ou UCLA ou Stanford ou da universidade de conclusão do Bacharel sem mencionar a faculdade comunitária. Tivemos alguns bons alunos brasileiros que foram aceitos na USP para graduações que não queriam, alguns até começaram um bacharel, mas estavam infelizes. Depois de nos procurar e após estudar dois anos conosco conseguiram uma transferência para o curso desejado em universidades bem conceituadas nos Estados Unidos.

6) Há alguma bolsa parcial ou integral por mérito acadêmico para transferências de alunos estrangeiros em uma graduação de 4 anos? Caso sim, quais?

A maioria das faculdades comunitárias é pública e o preço é assegurado pelo governo do Estado local. Por isso o preço é tão baixo, entretanto a maioria não oferece grandes bolsas integrais. Temos um pequeno programa de bolsa de estudos onde oferecemos uma quantia de U$500 a U$1.000 dólares para um numero limitado de estudantes com boas menções. Um número significativo dos nossos alunos consegue boas bolsas de estudo quando são transferidos, particularmente quando vão para universidades privadas.  


7) A faculdade comunitária é boa para quais tipos de alunos?

Nós nos posicionamos no Brasil como uma excelente escolha para os alunos com grande potencial, mas que não obtiveram o melhor histórico escolar. Uma faculdade comunitária americana dá a esses alunos uma segunda chance sem ter que prestar vestibular, nos tornamos uma grande oportunidade de ingressar em uma das melhores universidades a partir do terceiro ano sendo que o diploma vem com o nome da universidade de conclusão dos estudos e não de nós.

Há quartos principais razões para metade de todos universitários nos Estados Unidos escolherem começar com uma faculdade comunitária. Primeiramente porque custa bem menos. O custo anual para alunos estrangeiros na Foothill e De Anza é de aproximadamente U$6.500.  A segunda razão é que a admissão é bem mais flexível.  Estamos procurando alunos com pelo menos uma média 61 (iBT) ou 500 (baseado na dissertação) TOEFL, ou 6.0 IELTS,  além da média ou os melhores resultados do histórico escolar. Alunos advindos do sistema de Cambridge com cinco bons níveis "O" são admitidos.  Terceiramente, as turmas são pequenas e são todas lecionadas por professores regulares, não com assistentes como ocorre em algumas universidades.  Há uma considerável atenção individualizada tanto nas aulas como fora de classe com os apoios que oferecemos especialmente aos alunos estrangeiros. Na Foothill, por exemplo, temos três conselheiros para os alunos estrangeiros que orientam os alunos nos primeiros dois anos, sendo que no começo do segundo ano, ajudam os alunos a se inscreverem em 4 a 10 universidades. O quarto e o motivo mais importante é a facilidade para conseguir uma transferência de uma faculdade comunitária altamente reconhecida como a Foothill e De Anza para o terceiro ano de graduação em uma universidade bem seletiva em comparação ao entrar diretamente na universidade saindo do ensino médio.


8)Você tem algum trabalho ou alunos com grandes empresas? Caso positivo, quais?

Você perguntou de alunos famosos que passaram por uma faculdade comunitária. Tanto o Steve Jobs como o Steve Wosniak, os fundadores da Apple estudaram conosco. Kiril Dmitriev está entre nossos ex-alunos estrangeiros mais famosos. Ele começou a estudar economia na Foothill, ganhou bolsa integral na Stanford, fez um MBA em Harvard e agora lidera o maior fundo de investimentos da Rússia sendo conselheiro próximo de Putin.


9) Compare e contraste os requisitos de admissão de uma graduação em uma universidade aos que começam pela faculdade comunitária.

Aos alunos que desejam fazer o primeiro ano em uma universidade altamente seletiva precisam se formar entre os melhores 1 ou 2% dos alunos das escolas mais renomadas, além de ter uma nota igual a 2.200 ou superior no SAT e uma nota no TOEFL próximo a 100. Os estudantes que começam na faculdade comunitária só precisam ter uma boa média, não há vestibulares e necessitam um inglês intermediário para avançado no TOEFL. Quando o aluno é transferido, a universidade receptora avaliará apenas seu desempenho na Foothill ou De Anza, eximindo o histórico escolar do ensino médio e a nota no TOEFL. As únicas universidades que requerem o SAT para a transferência são as dez melhores universidades conhecidas como ivy leagues. As transferências para a maioria das universidades incluindo aquelas que mantêm um acordo de garantia de transferência o fazem baseados na menção média obtida conosco.  As universidades mais seletivas baseiam suas decisões tanto nas notas obtidas como nas atividades extracurriculares e ambos os campi dão ao aluno que almeja essas universidades oportunidades de se envolver em atividades extracurriculares.


10) Quais são as formações acadêmicas dos professores?

70% dos professores da Foothill e De Anza tem Ph.Ds no campo de estudo, tendo pelo menos um mestrado. O corpo docente das universidades é contratado pela pesquisa ou pelo histórico de artigos publicados e não pela habilidade docente. O corpo docente da Foothill e De Anza é contratado tanto por serem especialistas na área de estudo como por serem professores preeminentes.  


11) Existe algum programa de ajuda financeira por mérito, bolsas de estudo ou Empréstimo Universitário?

Os dois campi apresentam programas de mérito onde alunos com melhor desempenho estudam em turmas especializadas. O Instituto de Honra da Foothill tem um acordo de preferência de admissões com a UCLA onde alunos têm prioridade na transferência. Basicamente se um aluno tem uma media de 3.3 de GPA na Foothill, são convidados a aderir o Instituto de Honra. As turmas são menores e baseadas em aulas como um simpósio onde os alunos têm participação ativa no aprendizado.  Caso o aluno freqüente sete matérias com menção honrosa com uma média de 3.3 GPA, conseguem prioridade na transferência para a UCLA.  Neste ano mais de 120 alunos alcançaram os critérios requisitados, mais de 80 conseguiram entrar, mais da metade eram alunos internacionais.


12) Quais diplomas eu posso conseguir estudando em uma faculdade comunitária e quais empresas ou trabalhos os graduandos buscam?

Os estudantes recebem um Associate's Degree depois de estudarem na Foothill ou De Anza. No visto estudantil, conosco, o aluno poderá trabalhar por um ano na área de estudo antes da transferência para outra universidade e poderá trabalhar por mais um ano após a graduação. Caso a graduação seja em exatas (ciências, tecnologia, engenharia ou matemática) poderão trabalhar por mais dois anos após a graduação. Temos tido um fluxo continuo de estagiários em empresas do Vale do Silício, mas de fato os alunos eram mais velhos e já tinham alguma experiência laboral. A maioria dos estágios é durante o terceiro ou quarto ano de graduação.


De Anza College

Endereço: 12345 El Monte Rd, Los Altos Hills, CA 94022, EUA

Telefone: +1 650-949-6100


Foothill College

Endereço: 12345 El Monte Rd, Los Altos Hills, CA 94022, EUA

Telefone: +1 650-949-7777





346 visualizações